O que fazer em Tibagi-PR?

O que fazer em Tibagi-PR?

Conhecida por suas belezas naturais inigualáveis, Tibagi está localizada na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná, e é uma cidade repleta de atrativos turísticos. Venha conhecer!

Destino ideal para quem aprecia o contato com a natureza, a cidade é berço do Canyon Guartelá e conta com inúmeras cachoeiras, trilhas ecológicas, vasta mata atlântica e paisagens de tirar o fôlego, que podem oferecer experiências e aventuras inesquecíveis, em todas as épocas do ano.

Tibagi é muito visitada por quem busca turismo ecológico, esportes de aventura ou quem quer descansar e desfrutar do bucolismo do campo, apreciar os deliciosos cafés coloniais e a culinária local.

Com tanto a oferecer, o que não faltam são opções do que fazer em Tibagi-PR! Confira algumas das sugestões que separamos para você:

Parque Estadual do Guartelá

parque estadual guartelaFoto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi

Cartão postal de Tibagi, o Parque Estadual do Guartelá é uma unidade de conservação que oferece aos seus visitantes paisagens deslumbrantes e experiências inesquecíveis.

Com mais de 790 hectares de área preservada, o parque conta com vegetação nativa, cachoeiras, formações areníticas, vales e até pinturas rupestres, que estão lá há aproximadamente sete mil anos.

O local possui duas trilhas. Na primeira, que é autoguiada, é possível visitar o Mirante do Parque, a cachoeira da Ponte de Pedra e se banhar nos “panelões” nos lajeados. Além desses destinos, a segunda trilha, de pinturas rupestres – feita somente com acesso guiado –, também inclui visitação ao Mirante do Canyon Guartelá.

Canyon Guartelá

canyon guartela

Considerado o maior cânion do Brasil e o sexto mais extenso do mundo, o Canyon Guartelá é, sem dúvidas, uma parada obrigatória para quem vai a Tibagi.

Além de poder contemplar o visual indescritível dessa beleza natural, ali também é possível realizar trilhas ecológicas, tomar banhos de cachoeira e viver experiências inesquecíveis.

Cachoeiras

cachoeiras tibagi

Você aprecia um refrescante banho de cachoeira, envolto pela natureza e paisagem sem igual? Então não deixe de conhecer as exuberantes cachoeiras de Tibagi.

A região conta com dezenas de opções de quedas d’água, sendo que algumas delas são seguras para banho e, outras, apenas para apreciação.

Entre algumas cachoeiras imperdíveis estão: Salto Santa Rosa, Puxa Nervos, Cachoeira do Rincão, Arroio da Bomba e Arroio das Antas.

Trilhas ecológicas

trilhas ecologicas tibagi

Que tal uma caminhada em meio à natureza? A cidade conta com uma diversidade de trilhas ecológicas, de variados níveis de dificuldade e duração. Nelas, você vai encontrar muita área verde, animais silvestres, formações rochosas, cachoeiras e vistas de tirar o fôlego.

Entre algumas rotas da região estão as trilhas da Galinha Choca, Pedra da Proa, Trilha do Lobisomem, Rota do Barreiro, Arroio das Antas e a Peregrinação das Águas de São João Maria.

Turismo de aventura

rafting

Se você gosta de uma boa dose de adrenalina, Tibagi é o destino certo para você. Muito frequentada para turismo de aventura, o Rio Tibagi e as diversas cachoeiras possibilitam a prática de atividades como rafting, boia-cross, canoeing, entre outros.

Os serviços podem ser contratados juntamente com agências especializadas, que também oferecem equipamentos e instrutores para garantir a segurança da sua aventura.

Museu do Garimpo

museu do garimpo tibagi

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi

Para quem gosta de turismo cultural, Tibagi também é um prato cheio. A cidade conta com o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior, também conhecido como Museu do Garimpo.

O patrimônio histórico possui um acervo de quase cinco mil peças, em que retrata o ciclo do diamante e a história do Município de Tibagi. Vale a pena conferir!

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

igreja nossa senhora dos remedios

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi

Ao passar pelo centro de Tibagi, não deixe de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios. Localizada na praça central, a igreja tem um dos prédios históricos mais lindos da cidade, com quase oito décadas de história.

Itáytyba Ecoturismo

itaytyba ecoturismo

Voltado ao turismo ecológico e rural, o Itáytyba Ecoturismo oferece hospedagem, gastronomia típica, vivência no campo, passeios e atividades de lazer. A reserva ecológica de Itáytyba conta com mais de 1 milhão de m² preservados com paisagens de campo, floresta, formações rochosas do Arenito Furnas e cachoeiras refrescantes.

Entre as atividades de lazer estão as trilhas ecológicas e militar, visita às cachoeiras, ciclismo rural e passeios a cavalo.

O complexo dispõe, ainda, de uma estrutura completa, que conta com piscina aquecida, sauna, parquinho, brinquedoteca, sala de ginástica, academia, salão de jogos, cancha de areia e muito mais.

Em suas próximas férias, visite Tibagi. Você vai se surpreender!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas e sobre assuntos relacionados ao ecoturismo? Então acompanhe nosso blog e Facebook!