Dicas para fazer uma trilha ecológica

Dicas essenciais para fazer uma trilha ecológica incrível

Está pensando em se aventurar em uma trilha, mas ainda não tem muita experiência com isso? Fique tranquilo, separamos aqui dicas essenciais para fazer uma trilha ecológica incrível e segura. Confira!

Se é um apaixonado pela natureza, fazer uma trilha ecológica certamente será uma aventura inesquecível para você. Nela, é possível ter um contato mais próximo com a fauna, flora e todo ecossistema, além de recarregar suas as energias, viver experiências únicas, conhecer novos lugares e paisagens de tirar o fôlego.

Que tal embarcar nessa nova aventura? Mas, antes, não se esqueça de conferir essas dicas essenciais que separamos para você:

Pesquise o percurso previamente

É fundamental que antes de se aventurar em uma trilha, você conheça mais sobre ela. Saiba qual é o grau de dificuldade, extensão e tempo do percurso, afinal, a caminhada vai exigir um mínimo de condicionamento físico.

Opte por trilhas bem sinalizadas e procure saber, também, quais são os possíveis riscos e pontos de maior atenção no percurso – para isso, busque relatos de pessoas que já fizeram ele anteriormente –, como pedras que podem causar queda, por exemplo.

Se possível, se informe se o trajeto conta com fonte de água potável e dê uma olhada na previsão do tempo para não ter surpresas desagradáveis.

Na hora de escolher a trilha ideal, respeite seus limites. Se for iniciante, é aconselhável que opte por uma mais fácil e, nas próximas vezes, vá aumentando o grau de dificuldade, conforme se sentir preparado.

Use sapato e roupas adequadas

Na hora de cair para a trilha, é essencial que você esteja com roupas adequadas, para ter um melhor desempenho e conforto durante o passeio.

Use roupas leves e confortáveis, que não impeçam seus movimentos e deixem seu corpo transpirar, como camisetas de tecidos sintéticos ou dryfit, calças de ginástica ou tactel. Se a região for fria, a dica é usar uma jaqueta de tecido impermeável, para te proteger do vento e ajudar a manter o calor do seu corpo.

Nos pés, um tênis confortável, com solado antiderrapante é o ideal. Se for fazer um percurso mais longo, vale a pena investir em meias próprias para trilhas, que podem ser compradas em lojas de materiais esportivos, e auxiliam na eliminação da transpiração do pé – dificultando a formação de bolhas –, dão maior conforto e resistência aos pés.

Priorize itens essenciais

É indispensável que você leve em sua mochila alguns itens essenciais, entre eles:

- Óculos de sol;

- Boné/chapéu;

- Filtro solar;

- Repelente;

- Canivete multifuncional;

- Lanterna;

- Papel higiênico ou lenço umedecido;

- Kit básico de primeiros socorros;

- Capa de chuva;

- Saco plástico grande (para proteger sua mochila, em caso de chuva);

- Celular (para registrar o passeio e muito útil em casos de emergência).

Lembre-se de levar água e lanche

Manter-se hidratado e bem alimentado é essencial para conseguir aproveitar e concluir o passeio com sucesso. Por isso, leve com você, no mínimo, 1,5 litros de água para se hidratar durante o percurso.

Leve, também, um lanche rápido, caso a fome venha a aparecer. Barrinhas de cereais, proteínas, biscoitos, frutas secas, amendoim, castanhas e chocolate são ótimas opções para repor as energias.

Não vá sozinho

Se possível, não vá sozinho, independente se você é iniciante ou superexperiente em trilhas. Convide alguém para ir com você – melhor ainda se for em grupo – ou faça uma trilha guiada. Aposto que sua aventura será ainda mais divertida e segura!

Aproveite!

Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza. Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

Conheça também as emocionantes trilhas ecológicas de Tibagi, em meio ao som dos pássaros e da magnitude do Canyon do Guartelá.