Fauna da região de Tibagi

A fauna brasileira é riquíssima em biodiversidade. Por aqui existem cerca de 116 mil espécies de animais, o que representa 9% de toda a fauna global só em território brasileiro. Além disso, 30% das espécies de aves do mundo todo estão em território brasileiro. Muitas delas são endêmicas, o que significa que vivem exclusivamente em nosso país.

Aqui na região do Hotel Fazenda Itáytyba, por termos uma Natureza preservada composta de diferentes biomas dentro do mesmo ecossistema do Canyon Guartelá, é possível encontrar muitos desses animais. Só por aqui, estima-se que há cerca de 200 espécies de aves.

Curicaca

Veja a seguir alguns exemplos de espécies que você e sua família conseguem ver por aqui!

Bugios


O bugio, também chamado de guariba e macaco barbado, tem hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa. Sua característica mais marcante é o som emitido pelos machos que pode ser escutado a longas distâncias.

A vocalização destes animais varia conforme a informação que deseja ser passada, o filhote emite sons agudos, curtos ou prolongados, enquanto os jovens e as fêmeas são entrecortados e graves. Podem indicar que está na hora de andar, alimentar-se, ficar em alerta ou chamar a fêmea para o acasalamento.

Jaquariticas

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno, ou seja, ela dorme de dia e à noite sai para caçar, embora possa ser encontrada caçando de dia. Possui grande semelhança com a onça-pintada, embora seja menor.

Veados

Veados são mamíferos herbívoros. Algumas espécies, como o veado campeiro, possuem como uma de suas características principais a presença de chifres longos e vistosos, nos machos. Predados pela maioria dos grandes carnívoros, muitas espécies de veados se encontram ameaçados de extinção, em razão da caça e perda de hábitats.

Seriema

A seriema é uma ave que possui características bem peculiares. São parentes próximas de falcões e papagaios e uma das únicas espécies de aves com pestana.

Essas aves podem chegar a 90 cm de comprimento e 70 cm de altura, chegando a pesar até 1,4 kg, sendo aves de grande porte cujas pernas longas as proporcionam maior agilidade. Trata-se de aves bastante características do cerrado.

Tamanduás mirins

O tamanduá mirim é um mamífero que aparece em diversos ambientes, mas as florestas são suas áreas preferidas.

O animal, que possui como características mais notáveis seu colete de pelos claros e sua cabeça comprida, mede cerca de 1 metro de comprimento e tem longas garras curvadas. Essa espécie se destaca também por duas habilidades inusitadas: a habilidade de escalar árvores e capacidade de ficar em pé e até caminhar apenas sobre as patas traseiras.