Itáytyba Tripadvisor
Informações & Reservas: 41. 3336-5105
  • Hotel Fazenda Itáytyba Ecoturismo - Facebook
  • Hotel Fazenda Itáytyba Ecoturismo - Twitter
  • Hotel Fazenda Itáytyba Ecoturismo - Instagram
  • Hotel Fazenda Itáytyba Ecoturismo - Skype

A produção de caldo de cana, melaço, rapadura e destilados como a cachaça é característica do período colonial e muitas fazendas, em todo o território nacional, dispunham de instalações para a obtenção destes produtos. Por isto, Itáytyba Ecoturismo investiu na preservação de uma destas instalações. O Alambique do Isidoro remonta à atmosfera dos engenhos e suas produções locais de derivados da cana. Embora a origem das peças seja desconhecida, o conjunto foi trazido de um distrito do município de Gaspar, SC, onde serviu para a subsistência de uma família de colonos italianos cujo progenitor chamava-se Isidoro.

As instalações, cuja rusticidade preserva o ambiente onde a unidade operava anteriormente, contam com uma moenda de cana cuja operação era baseada em tração animal. A peça principal corresponde a um alambique de 2000 litros com cabeça de cebola, seguido de uma retorta encamisada com três pratos de expansão e do pescoço, que os liga a uma serpentina de onde “pinga” a caninha. Ao lado do alambique também se encontra instalado um grande tacho de cobre, que era usado para concentrar o caldo e produzir melaço e rapadura.

O Alambique do Isidoro é um ponto de encontro onde os visitantes de Itáytyba Ecoturismo, ao som do cancioneiro da rota, desfrutam de cachaças aromatizadas com frutos, sementes, cascas, raízes e folhas de plantas produzidas localmente.

Casa de Memórias

banner casa de memorias itaytyba ecoturismo